Duas pessoas esperam resultados de exames em Brusque
Na última sexta-feira (10), a Vigilância Epidemiológica de Brusque concluiu o monitoramento de mais um caso suspeito da gripe A na cidade de Brusque. O diagnóstico foi negativo. Segundo o órgão, duas outras pessoas aguardam o resultado de testes para confirmar ou não a presença do vírus H1N1.
De acordo com a coordenadora do setor de epidemiologia no município, Vanilda Mafra, não há nenhuma outra pessoa que apresente sintomas passíveis de apontar a existência da doença na cidade. “Tivemos um caso confirmado em Brusque de um paciente que tinha viajado para Buenos Aires. Ele foi atendido em Florianópolis, no Hospital Nereu Ramos. Mesmo durante o período em que ele estava em tratamento o quadro era muito bom e não houve necessidade de internação” comenta ela. O paciente passa bem e já retomou a vida normal.
Vanilda explica que as duas pessoas que aguardam o resultado dos exames feitos para diagnosticar a doença não apresentam indícios de que ambos os testes dêem positivos. O resultado deve chegar nos próximos dias à secretaria municipal de Saúde.
O secretário Eduardo Loos afirma que o poder público está preparado para enfrentar uma possível descoberta de novos casos ou até mesmo em grande quantidade. “É um vírus de uma mutação nova. Então, você vê muito nos meios de comunicação e isso causa muito medo na população. A secretaria de Saúde está preparada para identificar os casos e tratar” diz ele, comentando que as estatísticas de morte de pessoas pela gripe A estão no mesmo patamar das que perdem a vida em função da gripe comum.